A Guerra no Iemen e o colapso saudita

Esta página dedica-se à atualização quanto aos acontecimentos no Iêmen, notícias relevantes publicadas nos canais de imprensa do Oriente Médio e redes sociais.

Para entender o que se passa no Iêmen e a razão pela qual tais fatos podem representar uma reviravolta no equilíbrio de poder em todo Oriente Médio, com consequências globais, acesse o artigo principal:

A guerra no Iêmen e o colapso saudita. Viverá o Oriente Médio uma nova era, com o ocaso do wahhabismo e a consolidação da hegemonia persa?

 

Domingo, 28 de fevereiro de 2016

 

Exército iemenita continua a avançar em direção a Aden

O exército iemenita e as forças populares continuou seu avanços na parte sul do Iêmen, matando um dos principais comandantes leais ao ex-presidente Hadi.  Ali al-Yafe’yee foi morto a tiros por combatentes desconhecidos em uma base militar na região de Ma’ala,  na província de Aden.
https://www.almasdarnews.com/article/yemeni-army-continues-to-advance-towards-aden-hadi-loyalist-commander-killed/ | Al-Masdar News

 

Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

 

Forças iemenitas derrubam helicóptero saudita emTaiz

Forças iemenitas derrubaram um helicóptero saudita nesta sexta-feira (26/02) na província de Taiz, no sudoeste do Iêmen. A derrubada ocorreu um dia depois que o regime saudita retomou seus ataques aéreos na capital do Iêmen, Sanaa, matando duas pessoas. 

Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

 

Parlamento Europeu aprova resolução que incluí pedido de um embargo de armas em toda a União Europeia contra a Arábia Saudita

“O Parlamento Europeu aprovou hoje uma resolução que incluí o pedido de um embargo de armas em toda a União Europeia contra a Arábia Saudita até que as violações do direito internacional humanitário no Iêmen sejam totalmente investigadas” segundo comunicado da Aliança Livre Européia.

O porta-voz da Aliança, Alyn Smith, observou que a Arábia Saudita é um dos clientes mais importantes do Reino Unido e da França para a compra de armas e “existem provas de que essas armas foram usadas em graves violações do direito internacional no Iêmen, onde milhares de civis foram mortos desde que a guerra começou em março de 2015”.

https://actualidad.rt.com/actualidad/200574-ue-embargo-armas-arabia-saudita

Emirados Árabes Unidos retira suas tropas do Iêmen

Segundo a agência de notícias The Associated Press, os Emirados Árabes Unidos (EAU), membro da coalizão militar liderada pela Arábia Saudita contra o povo iemenita, retirou  nesta quarta-feira (24/02) todas as suas forças de terra, através do aeroporto da cidade de Aden.

http://www.hispantv.com/newsdetail/yemen/216367/emiratos-retira-fuerzas-yemen

Exército iemenita e forças houthi capturam cordilheira estratégica em Taiz

houthis-yemen

Na manhã do dia 25/02/2016 a 48ª Brigada da Guarda Republicana do Exército iemenita – apoiado por forças Houthi e comitês populares – impôs controle total sobre Jabal Al-Habashi, no Iêmen ocidental, após uma violenta batalha contra as tropas da coalizão liderada pela Arábia Saudita. O sucesso das forças iemenitas anulou a ameaça saudita perto da costa Mocha, que está localizado no campo noroeste de Taiz.

https://www.almasdarnews.com/article/breaking-yemeni-army-houthi-forces-capture-strategic-mountain-range-in-taiz/ | Al-Masdar News

Anúncios

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: