Você está lendo...
Política Internacional

A morte é apenas o começo II – retaliação do Taleban expõe erro da estratégia Ocidental


Doze dias após o assassinato de Osama Bin Laden por soldados americanos, os temores da comunidade internacional quanto a ações retaliatórias finalmente  se concretizaram, através de ataques do Taleban e de simpatizantes da Al Quaeda no Iêmen, Quenia e Paquistão. Neste último, ocorrido na manhã do dia 13 de maio, 89 pessoas foram mortas e cerca de 140 ficaram feridas quando dois homens-bomba detonaram seus explosivos diante de uma academia militar em Shabqudar.

Estes ataques são apenas o prelúdio de uma onda de ações que deverão ocorrer contra alvos americanos em todo mundo nos próximos meses. Ao eliminar Bin Laden, os EUA cometeram um grave erro estratégico, uma vez que na ausência de um líder consensual, as células da Al Quaeda passaram a incitar seus militantes para agirem de forma individual, exortando-os a “não desperdiçar oportunidades para matar americanos ou destruir sua economia“.

Na prática, isso significa que alvos geralmente ligados às grandes operações, como embaixadas, instalações militares e centros comerciais de grandes cidades darão lugar a objetivos mais modestos e por conseqüencia menos vigiados pelas forças de segurança, aumentando as chances de êxito da ação jihadista. Explodir uma loja da rede Mc Donalds em qualquer cidade americana ou européia traria tanta comoção quanto o ataque às torres gêmeas, com menor risco de falhas e sem a necessidade de planos e estrutura de logística complexos.

O assassinato de Bin Laden foi uma tentativa do presidente Barack Obama para recuperar a popularidade, abalada pela difícil situação econômica interna. Agora, a euforia da efêmera vitória vai dar lugar à apreensão e ao medo, pois os americanos irão perceber que não estarão seguros em nenhum lugar do mundo, nem em seu próprio quintal.

Não há dúvida que a presença norte-americana no Oriente Médio, marcada pelo apoio à Israel e por ilegítimas intervenções miltares, deve-se unicamente aos interesses em relação ao petróleo. É preciso lembrar que, além do petróleo, a ÁGUA é o maior de todos os tesouros da Terra, e no Brasil é onde se encontram as maiores reservas de água doce do mundo.

Não vejo com simpatia a morte de inocentes pela Jihad, mas também não posso deixar de sentir incômodo e desconfiança  diante da forma como os EUA lidam com seus “interesses estratégicos”. Num futuro muito próximo, serão os americanos os nossos inimigos numa eventual “guerra” pelo controle da água…

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “A morte é apenas o começo II – retaliação do Taleban expõe erro da estratégia Ocidental

  1. Só para deixar resgistrado:
    20/05: Explosão de um carro-bomba no Paquistão. Alvo foi um comboio diplomático americano. 1 morto, 12 feridos;
    22/05: Insurgentes do Taleban atacam a base militar de Karachi, no sul do Paquistão. 17 horas de combate deixaram ao menos 14 mortos, entre eles 10 soldados paquistaneses;
    23/05: No leste do Afeganistão, uma bomba de fabricação caseira matou quatro soldados da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
    29/05: Ação da OTAN mata pelo menos 14 crianças e mulheres afegãos em um bombardeio na província sulina afegã de Helmand;
    30/05: Ataque suicida com carro bomba atinge base das forças da OTAN no Afeganistão, ferindo cinco soldados italianos, um deles em estado gravíssimo. No mesmo dia, bomba no centro de Herat mata cinco pessoas;
    02/06: Ataque contra posto policial deixa 63 mortos no Paquistão. Mais de 150 militantes do Taleban cruzaram fronteira afegã, desatando confrontos que mataram 25 soldados, 35 insurgentes e 3 civis;

    Publicado por mkninomiya | 2011/05/20, 10:38

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas

  • 42,466 visitas
%d blogueiros gostam disto: