Você está lendo...
Isso é o Brasil, Meio Ambiente

Energia Nuclear: a matriz energética do presente e do futuro!


No último dia 08 de abril, uma comissão de senadores esteve em visita ás instalações do Complexo Nuclear de Angra dos Reis, com o objetivo de analisar o nível de segurança das Usinas 1 e 2, e da construção de Angra 3. Hoje (13/04) nova visita estava prevista, desta vez de parlamentares da ALERJ, para o mesmo fim. Hoje também, o jornal O Globo publicou matéria com o Eike Batista no qual o empresário classifica a energia nuclear como um “monstro apavorante”, exortando à construção de mais usinas termoelétricas.

Como já aconteceu quando dos acidentes em Three Mile Island, em 1979, Chernobil em 1986, ou ainda no próprio Japão, em Tokaimura, em 1999, toda vez que acontece algo diferente envolvendo a energia nuclear, muitas vozes se levantam, cada qual com seus objetivos particulares, para criticar o uso deste tipo de energia.

Políticos, que não entendem nada de energia nuclear, para buscar popularidade; o Eike, que entende muito de ganhar dinheiro, para alavancar seus interesses de negócios; a Imprensa, que acha que sabe de tudo, para vender notícia e publicidade; e os ambientalistas, bem… os ambientalistas, para protestar e chamar atenção para o fim do mundo! E o que é pior, a maioria das pessoas, sem ter fundamentos que subsidiem seus temores, embarcam nessa onda de paranóia e rejeição ao que é a fonte de energia mais eficiente e limpa que existe.

Não existe outra forma de energia que proporcione as vantagens da energia nuclear: não contribui para o efeito estufa, não polui o ar com gases tóxicos, não depende da sazonalidade climática e não tem nenhum impacto sobre a biosfera. Além disso, a tecnologia do processo já é bastante conhecida e em tal grau de desenvolvimento que seria posssível imaginar cada cidade, ou mesmo bairros sendo abastecidos por pequenos reatores.É certo que também apresenta desvantagens e riscos, como qualquer outra forma de energia. Mas no caso da energia nuclear elas são menores, e praticamente se resumem à questão dos resíduos, um problema que a própria tecnologia vai resolver nos próximos 30 anos, ao criar forma para reciclagem e reaproveitamento dos resíduos radioativos. Só para se ter uma idéia, os impactos ambientais causados pela deposição do resíduo radioativo não é maior que os impactos causados pelo lago de uma hidroelétrica.

Só pra lembrar, recentemente a OEA requereu ao Governo Brasileiro a suspensão do processo de licenciamento da Usina Hidroelétrica de Belo Monte em razão dos impactos socioambientais irreversíveis que vem causando. E se o assunto for vazamento, quem não se lembra do Exxon Valdez em 1989 ou do vazamento de 800 mil litros de óleo aqui mesmo na Baía de Guanabara em 2000? A verdade é que os riscos na indústria petrolífera são muitíssimos maiores.O acidente no Japão não pode ser tomado como exemplo para desmerecer as vantagens da energia nuclear nem justificar a redução nos investimentos nessa área. É sem dúvida a energia do presente e do futuro, e o país que não entender isso estará enterrando suas chances de desenvolvimento sustentável.

Anúncios

Discussão

2 comentários sobre “Energia Nuclear: a matriz energética do presente e do futuro!

  1. Sincerely, your piece goes to the biggest marketplace of the matter. Your pellucidity leaves me desirous to understand considerably far more. I’m going to instantly grab your nourish to keep up thus far together together with your net site. Alleging thank you is simply my little way of claiming terrific job for outstanding resource. Let In my nicest wishes for the inflowing publish.

    Publicado por Shalon Palmese | 2012/02/04, 08:05
  2. Thank you

    Publicado por mkninomiya | 2012/08/24, 21:27

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas

  • 42,466 visitas
%d blogueiros gostam disto: