Você está lendo...
África, Catástrofes Humanitárias, Guerra Civil na Somália, Somália, Uncategorized

A “Primavera Árabe” e a hipocrisia do Ocidente I


Somália, 1991. O país encontra-se em guerra civil, dividido em regiões controladas cada uma por um dos “senhores da guerra”, chefes tribais que pretendiam impor seu domínio pelo poder das armas e pela fome. Diante da catastrófica situação humanitária, a ONU envia para lá uma “força de paz” encabeçada por tropas dos Estados Unidos, com a missão de proteger os civis e garantir a distribuição da ajuda internacional – alimentos e remédios.

Mosgadício, 1992. Na capital somali, as forças americanas sofrem pesadas baixas e no ano seguinte deixam o país. Sozinha, a ONU é pressionada pelos “senhores da guerra” e também abandonam a Somália em 1995.

Até os dias de hoje a Somália vive uma guerra civil que parece não ter fim. Seu antigo território foi fracionado em 4 regiões autônomas e na mais importante delas o governo é exercido por simpatizantes do Al-Quaeda.

Ninguém mais fala da Somália, ninguém mais liga para um país onde os índices de mortalidade infantil são os maiores do mundo, e que também possui o maior número de subnutridos do mundo (cerca de 75%), estando entre os 8 países mais pobres do Planeta.

Apesar disso… ninguém fala da Somália, ninguém liga, porque lá não há petróleo, não há jazidas de minérios, ou qualquer outra coisa que ao Ocidente judaico-cristão interesse roubar. Por isso, os somalis civis continuam vítimas das barbáries dos senhores da guerra, doentes, com fome e com medo. Infelizmente para eles, não há petróleo como na Líbia… e o mundo ocidental não lhes dá ouvidos, não enxerga a sua desgraça!

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: